Boas Notícias – Amazônia vai ganhar uma Torre Eiffel

Imagens Engraçadas – Escrevendo Certo
9 de junho de 2008
Blogmais um Blog 100% livre de Vírus
9 de junho de 2008

Um grupo de institutos de pesquisa planeja construir uma estrutura do tamanho da Torre Eiffel (cerca de 300 metros) para fazer medições atmosféricas na Amazônia. Segundo o pesquisador responsável pelo projeto, J. Kesselmeier, do Instituto Max Planck de Química, em uma altitude como essa as condições são mais estáveis, o que permitirá avaliações do comportamento dos gases na atmosfera. O projeto está orçado em um milhão de euros.

Apesar das informações já obtidas sobre a influência da Amazônia no processo de aquecimento global, ainda pairam perguntas no ar, as quais precisam ser respondidas. Entre elas, falta uma ligação entre as trocas gasosas observadas por balões meteorológicos e o monitoramento via satélite. A torre, com equipamentos de meteorologia e transmissão de rádio, pode ajudar a resolver essas questões. Vai ser a segunda maior torre de medição meteorológica do planeta. A primeira se encontra na Sibéria.

A torre seria financiada em parte pelo governo alemão. O projeto é do Ministério Nacional de Educação e Ciência da Alemanha e do Instituto Max Planck de Química e de Bioengenharia. Do lado brasileiro, é apoiado por várias instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Universidade de São Paulo e a Universidade do Estado do Amazonas.

A Torre Eiffel tem 300 metros até o teto do último andar. E chega a 324 metros com as antenas. O local da torre na Amazônia ainda não está definido. Mas pode virar um cartão postal para o país, como dá para imaginar pela montagem de Marco Vergotti que ilustra este post.

Será que o projeto vai emperrar no relatório de impacto ambiental?

Matéria deAlexandre Mansur do Blog do Planeta

By: Áulus Silva

1 Comentário

  1. daniele disse:

    eu queria sabe + sobre a amazonia
    o complexo regiona tudo
    sobre ela pra pode dizer como
    nossa amazonia e interresante
    só isso ;;;;;;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *