Tabagismo – Quem fuma, ouve mal

Imagens Engraçadas – Depressão na Pista
16 de setembro de 2008
Curiosidades – Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?
24 de setembro de 2008
40% das pessoas habituadas ao cigarro queixam-se de zumbido no ouvido
Não é novidade que os fumantes apresentam mais riscos de contrair infecções respiratórias, câncer e doenças circulatórias. Um estudo recente feito pela fonoaudióloga Carolina Pamplona Paschoal, da Unifesp, revelou que o ouvido também é afetado pelo cigarro.

A pesquisa contou com a participação de 144 indivíduos, 72 fumantes e 72 não fumantes de ambos os sexos e com idades que variavam entre 20 e 31 anos. Foram considerados fumantes os indivíduos que fumavam mais de cinco cigarros pode dia e por um período superior a um ano.

Entre os fumantes avaliados, a pesquisadora constatou que 40,3% apresentavam queixas de zumbido na audição. O índice é quatro vezes maior quando comparado ao resultado das pessoas que não fumavam. As queixas deste grupo ficaram na margem de 11%.

Além disso, exames de audiometria detectaram prejuízos na audição de fumantes. De acordo com a pesquisadora, a disfunção coclear (ausência de sons gerados dentro da cóclea) foi notada em 13,9% dos usuários de tabaco. A cóclea é um pequeno órgão no ouvido humano que amplifica o som quando necessário e converte as vibrações acústicas em sinais elétricos que o cérebro lê e interpreta como sons , explica Carolina. O índice de disfunção coclear entre os não fumantes foi de apenas 2,8%.

Segundo a fonoaudióloga, diversos estudos responsabilizam o tabagismo pelo déficit de oxigenação no sangue, obstruções vasculares e alteração na viscosidade sanguínea. Todos estes problemas podem acarretar um efeito tóxico sobre os órgãos e nervos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio.

É importante que os fumantes procurem auxílio profissional quando perceberem qualquer alteração auditiva, alerta Carolina. Ela informa que o zumbido, sintoma mais freqüentemente diagnosticado, é apenas um dos sinais de que é preciso procurar ajuda profissional. Sensação de ouvido tampado e dificuldade para escutar ou entender as palavras também devem ser levadas em conta , completa.

Na minha opinião o fumante deve parar de fumar, é uma contradição, a pessoa fumar e querer saúde!

Fonte: Minhavida
Obs: arte da imagem: Raphael
By: Áulus Silva
1

2 Comentários

  1. cogitamundo disse:

    O que mais nos preocupa é saber que crianças e adolescentes são mais vulneráveis ao vício, como mostra matéria que postamos no nosso blog.
    http://cogitamundo.wordpress.com/2008/11/27/fumante-morto-nao-paga/

    Parabéns pela preocupação com este tema.

  2. Beatrisesa disse:

    e queria uma foto do corpo do ser humano com os órgãos afetados pelo cigarro mas nenhum site tem essa…tchau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *