Ciência – Buraco na camada de ozônio?

Fisica – A Teoria Da Relatividade
26 de agosto de 2009
Biografia – Thomas Hobbes
27 de agosto de 2009

Muitas pessoas falam do “Buraco na camada de ozônio”, e de CFCs, mas muita gente não sabe o que significa.

O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 km de altitude. A diferença entre o ozônio e o oxigênio se resume a um átomo: enquanto uma molécula de oxigênio possui dois átomos(O2), uma molécula de ozônio possui três (O3).

Essa pequena diferença, no entanto, é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na Terra, pois a camada de ozônio tem a função de proteger o planeta da radiação ultravioleta do Sol, ela funciona como um filtro solar, absorvendo cerca de 90% dos raios U.V (Ultra Violeta) altamente nocivos aos seres vivos. Sem essa proteção, a vida na Terra seria quase que completamente extinta.

O que causa o Buraco na camada de Ozônio?

A liberação de gases CFCs (clorofluorcarbono) que reagem com as moléculas de ozônio resultando em oxigênio e mais cloros, como mostra a imagem abaixo:

ozonio-destruicao

O Buraco na Camada de Ozônio ajuda no Efeito Estufa?

Sim, apesar de não ser a principal causa do aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, possibilita a passagem de mais raios solares para a atmosfera ajudando no aquecimento do planeta, já que os raios estão sendo retidos pelos gases estufa.

Ozonio

O Buraco na Camada de Ozônio ainda é um problema?

È sim, pois ainda existe, mas no Brasil, a camada de ozônio ainda não perdeu 5% do seu tamanho original, de acordo com os instrumentos medidores do buraco-na-camada-de-ozonioINPE (Instituto de Pesquisas Espaciais). O instituto acompanha a movimentação do gás na atmosfera desde 1978 e até hoje não detectou nenhuma variação significante, provavelmente pela pouca produção de CFC no Brasil em comparação com os países de primeiro mundo. No Brasil apenas 5% dos aerosóis utilizam CFC, já que uma mistura de butano e propano é significativamente mais barata, funcionando perfeitamente em substituição ao clorofluorcarbono.

O que foi feito para melhorar?

No Brasil comemoramos redução de cerca de 95% de emissão dos CFCs, um ótimo resultado porem ainda não suficiente.

Uma das principais medidas para diminuir a emissão de CFC no Brasil foi a criação do Plano Nacional para a Eliminação de CFC (PNC), cuja ação é baseada em treinamento e assistência técnica, implementação de novas tecnologias, mudanças legislativas e de processos industriais para reduzir ainda mais o uso e os estoques de gases agressivos ao meio ambiente. O PNC segue as recomendações do Protocolo de Montreal, acordo assinado em 1986 e atualizado em 2007 pelo qual países da ONU se comprometem a acabar com a emissão desse e de outros gases que prejudicam a camada de ozônio.

Esse artigo não é definitivo, mande sua opinião para complementá-lo!

Continue sua pesquisa:

Ozonosfera – Wikipédia

A Camada de Ozônio – Library

Como Funciona o Ozônio – Como Tudo Funciona

Como Funciona o Ozônio Parte 2 – Como Tudo Funciona

Como Funciona o Ozônio Parte 3 – Como Tudo Funciona

CloroFluorCarboneto – Wikipédia

Brasil e o Ozônio – Instituto Brasil Verdade

O Buraco na Camada de Ozônio – Intituto “Galileo Galilei”

By: Áulus Silva

8 Comentários

  1. janaína molina disse:

    Uma das principais medidas para diminuir a emissão de CFC no Brasil foi a criação do Plano Nacional para a Eliminação de CFC (PNC), cuja ação é baseada em treinamento e assistência técnica, implementação de novas tecnologias, mudanças legislativas e de processos industriais para reduzir ainda mais o uso e os estoques de gases agressivos ao meio ambiente.

  2. prisilla disse:

    e bom saber sobre a naturesa
    sempre e bom saber um pouco mais

  3. ketlhen disse:

    sempre e bom saber u pouco mais+_+_+_+_+
    SABER SOBRE A NATUREZA_____________<>++++__________<<<<>>>><<

  4. luana disse:

    a kethen é muito chata

  5. Victor renzo tenho 11 anos disse:

    Nós fazemos muitas coisas pensando no nosso bem e esquecemos do meio ambiente devemos parar com isso e pensar nos dois, certo? E porque tratar o meio ambiente mal se ele nos ajuda e nos faiz sobreviver? por isso pesso mais uma vez vamos cuidar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *