AnimaisblogmaisBoas NoticiasCoisas InteressantesFique Ligado!NacionalNoticiasNovidadesPapo SérioResponsabilidade AmbientalSociedade

Após 2 meses, água volta a jorrar na nascente do rio São Francisco, em MG



Após dois meses de seca, voltou a brotar água da nascente principal do rio São Francisco, situada no parque Nacional da Serra de Canastra, em Minas Gerais. A informação divulgada pelo instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A ICMBio é uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo a nota do órgão, a intensidade das chuvas registradas nas últimas semanas contribuiu para a recuperação do volume de água e normalizou a situação, após longo período de estiagem, considerado um dos maiores da região nos últimos 30 anos.

A descoberta ocorreu após nascentes menores da região, também chamadas de olho d’água,  voltarem a jorrar. “Pedi para a equipe avaliar a situação da nascente histórica e confirmamos que a água tomou conta de tudo, praticamente normalizando a situação”, disse Vicente Faria, chefe substituto da unidade de conservação.

A seca da nascente principal não chegou a interferir no curso do rio, que tem 2.700 km de extensão, cuja bacia hidrográfica abrange seis estados e o Distrito Federal. A gravidade maior era a estiagem, que chegou a provocar incêndios na região afetando a biodiversidade do Parque.

No entanto, de acordo com Faria, as fortes chuvas também estão repondo a natureza. “A vegetação está renascendo e rebrotando.”

 

Fonte.


Comentários Sociais

Respostas

Posts anteriores

Símbolo do filme Jogos Vorazes é usado por manifestantes Tailandeses em protesto contra governo

Próximo post

A Carne deve ser eliminada da alimentação diz Philip Wollen

Joyce Ribeiro

Joyce Ribeiro

Comentários

Sem comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *