Boas NoticiasNoticiasResponsabilidade AmbientalTecnologiaTecnologia Sustentável

Diretor de “Avatar” cria sistema de painéis solares e deixa projeto em código aberto



O cineasta James Cameron, diretor de filmes como Avatar e Titanic, criou uma estrutura de painéis solares com forma de girassol que foi apresentada nesta terça-feira (19) em uma escola na Califórnia, e cujo projeto estará disponível na internet em código aberto para que qualquer pessoa possa construí-lo.

A estreia destes painéis aconteceu no colégio MUSE, no condado de Los Angeles, um centro educativo fundado por Suzy Amis Cameron, esposa do diretor, que a partir de agora obterá 90% da energia necessária para o funcionamento da escola a partir do sol.

Foram instaladas cinco estruturas em forma de girassol com nove metros de diâmetro cada uma e quase cinco metros de altura, equipadas com 14 “pétalas”, ou placas solares, que giram automaticamente para acompanhar a trajetória do sol, com o objetivo de otimizar a geração de energia fotovoltáica.

O mais inovador da tecnologia é seu design, o mesmo que Cameron colocará à disposição dos interessados na internet de forma livre e gratuita, apesar dos sistemas de giro em placas solares à imagem e semelhança de girassois já serem utilizados no setor.

O colégio está estudando possíveis colaborações para estender os benefícios da energia dessas placas solares além de seu próprio campus.

“O design foi feito com a intenção de criar uma peça de arte funcional. A forma é uma celebração de vida. Ao combinar tecnologia funcional com uma estética prazerosa, os girassois serão bem-vindos em qualquer lugar, em shoppings, parques e escolas”, disse Cameron.

A data e o endereço onde o projeto será disponibilizado ainda não foram divulgados. Cameron registrou a tecnologia para obter a patente e não permitir que terceiros reivindiquem a autoria e “restrinjam seu uso em código aberto”.

FONTE


Comentários Sociais

Respostas

Posts anteriores

A Tragédia antes da tragédia. A vida do menor suspeito de assassinato de médico

Próximo post

Todos têm as mesmas oportunidades? Dá uma lida nessa história em quadrinhos e mude de visão

Sir. Aulus

Sir. Aulus

Vegano, estudante de Ciência e Tecnologia da Universidades Federal da Bahia. Apaixonado por tecnologia, filosofia, música, teatro, defensor dos direitos animais, humanos e não-humanos. Aprendiz de Jiu-jitsu e amante de bons filmes e livros.

Comentários

1 comentário

  1. joaci
    5 de outubro de 2015 em 21:06 — Responder

    Sir. Aulus preciso do programa karaoke party pra melhorar meu desempenho musical tentei baixar o aplicativo só que precisa de login e eu não consigo ter acesso ao link do programa pois não sei como logar me ajude se possivel poste o link do aplicativo gratis para download. muito obrigado. e muita paz

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *