Sem categoria

Navio com 5.000 bois vivos afunda e os animais que escaparam foram mortos



Um enorme navio afundou na manhã desta terça-feira (6) no cais do porto de Vila do Conde, município de Barcarena, no Pará. O navio estava atracado finalizando o embarque de 5.000 bois vivos que seguiriam para o Líbano, onde seriam abatidos segundo as leis religiosas daquele país.

Com a tragédia no Pará, milhares de animais morreram afogados e se debatendo nas partes inferiores do navio, sem a chance de tentar fugir. Alguns animais conseguiram subir para a parte mais alta enquanto o navio afundava e se jogaram na água. Pequenas embarcações começaram a laçar os animais e a levá-los para a praia de Vila do Conde. Na areia, os animais que chegavam eram divididos entre a comunidade. Grandes caminhonetes dividiam espaço na areia com pessoas a pé e todos queriam pedaços dos animais.

Apesar do alerta da administração pública de que os animais não seriam próprios para o consumo após o acidente, pessoas pegaram animais que morreram afogados e também animais vivos na praia. Não há notícias de vítimas humanas e também não há nenhuma informação de que algum animal – dos 5.000 – tenha escapado com vida.

Uma investigação será realizada para averiguar as causas do acidente, mas trabalhadores do porto afirmaram que o navio começou a tombar quando um grande número de animais se agitou e tentou escapar. A exportação de bois vivos para o oriente médio é comum e a viagem entre Brasil e Líbano chega a durar 20 dias. Cerca de 10% dos animais que embarcam no Brasil não conseguem chegar à Beirute, capital do Líbano. Os que morrem são cortados em pedaços pequenos e incinerados no próprio navio.

A Rede Liberal, afiliada à Rede Globo no Pará, fez a cobertura do acidente (assista aqui). Vídeos publicados durante o dia no Youtube mostram o desespero dos animais e da tripulação.

Assista ao vídeo | Youtube

https://www.youtube.com/watch?t=59&v=5alXMtuOhJw&rel=0

Assista ao vídeo | Youtube

navio-bois

FONTE: Vista-se


Comentários Sociais

Respostas

Posts anteriores

11 maneiras simples de ajudar refugiados no Brasil e no mundo

Próximo post

RELAÇÃO ENTRE CÂNCER E CARNE FICA MAIS CLARA

Sir. Aulus

Sir. Aulus

Vegano, estudante de Ciência e Tecnologia da Universidades Federal da Bahia. Apaixonado por tecnologia, filosofia, música, teatro, defensor dos direitos animais, humanos e não-humanos. Aprendiz de Jiu-jitsu e amante de bons filmes e livros.

Comentários

Sem comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *